A escravidão moderna e seu papel no mundo

Estou falando com os senhores como defensor da própria história e gostaria de mostrar-lhes como podem evitar que os erros do passado se repitam. Ou seja, como todos nós podemos participar da abolição da opressão, da escravidão modernizada, de uma vez por todas?

Mas antes disso, vamos primeiro dar uma olhada no ano de 1800. Embora algumas pessoas possam se lembrar de uma época gloriosa, cheia de prosperidade e florescimento econômico, descobriremos que era obviamente mais do que aparenta. Durante o período da Guerra Civil Americana, já havíamos descoberto e declarado contra o sistema de escravidão do passado. Além disso, os próprios Estados Unidos juraram se arrepender de todas as crueldades cometidas por nossos ancestrais. Somente sob a premissa de que deixamos de acreditar que todos os homens e mulheres são criados iguais, não podemos fechar os olhos para o fato de que nosso mundo ainda se baseia em um conceito muito semelhante de tirania e despotismo.

Tráfico de pessoas. Trabalho infantil. Servidão doméstica. Todos nós estamos cientes do fato de que nosso chamado conceito de liberdade elogiado internacionalmente ainda se baseia no sofrimento de milhões de pessoas. Embora ele possa ter assumido uma forma e um alcance diferentes. Assim como os escravos negros não tiveram escolha a não ser construir a economia da qual ainda nos beneficiamos hoje, os governos progressistas de nossos países de origem continuam essa tradição.

Seja diretamente ou não, como escravos do capitalismo, todos nós somos culpados. Será que algum de nós realmente tem a ilusão de que essa não é a face de nossa sociedade, não é o que nos tornamos? Em outras palavras, será que alguma vez foi diferente? A escravidão, meus concidadãos, é generalizada e insidiosa. Portanto, é uma doença social que existe há séculos e, ainda assim, nunca conseguimos exterminá-la. Embora o Homo Sapiens tenha evoluído em muitas áreas diferentes, nossa arrogância permaneceu a mesma. Com relação a isso, oprimir os fracos parece ser um conceito criado pelo homem que se modernizou e agora aparece na base do sistema de classes sociais.

Por exemplo, as roupas vendidas na Europa raramente são produzidas localmente. Em vez disso, são os custos de mão de obra extremamente baixos em Bangladesh que levaram a um crescimento industrial espetacular nas últimas décadas, como foi declarado pelo Centro Internacional do Trabalho em 2022. Como eu posso comprar uma peça de roupa por pouco dinheiro, os outros têm de pagar um preço.

Essa, no entanto, é a sociedade atual, embora o senhor possa ter certeza de que não somos o rosto dela, em nossa riqueza e fama. Eles são. Essas pessoas, cujo contato visual o senhor evita na rua, acelerando os passos para passar por elas. Sei que o senhor faz isso. Eu também fiz. Mas temos de parar. Temos de encarar o que nos tornamos.

Permitam-me assegurar aos senhores que não pretendo parecer descarado. Muito pelo contrário. Gostaria de apresentar uma solução concreta em vez de simplesmente apelar para a consciência dos senhores. É tão simples quanto isso: Cada falta de tomada de decisão baseada em dados não passa de um processo de paralisação. Na verdade, não passa de hipocrisia. Portanto, a coisa mais fácil que o senhor pode fazer logo após terminar a leitura é se informar. Arme-se. Existem dados confiáveis, como o mais recente índice global de escravidão, que estima que existam 50milhões de pessoas presas em diferentes formas de escravidão moderna. Isso é quase o dobro da população da Austrália, que é de 25,7 milhões. O senhor está começando a perceber, não é?

Consequentemente, espero que o senhor esteja comigo nesta questão. Que todos nós, juntos, possamos fazer a diferença. Pude aprender muito durante o ano: Como a compaixão mudou as condições de vida. Como a luta pela dignidade humana fez progressos. Como um coração bondoso e prestativo realmente influenciou a vida de uma pessoa para melhor. Podemos e vamos impedir que os erros do passado se repitam, vamos cumprir a promessa feita aos nossos antepassados séculos atrás.

O senhor gostaria de se juntar a mim e se tornar um defensor da história da humanidade também?

About the Author

You may also like these