Distúrbio de comunicação

Estamos vivendo em um mundo que sofre de um distúrbio de comunicação.

Esse estilo de vida agitado e acelerado que estamos vivendo está afetando nosso bem-estar físico e mental. Todos estão exaustos nesse mundo acelerado, tanto os jovens quanto os adultos. Todos estão lutando, independentemente de sua idade e geração.

Somos ensinados a reprimir nossos sentimentos para sermos compreensivos e atenciosos com os outros. E, assim, continuamos resistindo e trancamos nossos sentimentos. Não queremos ser um fardo. Não queremos nos magoar com as palavras de julgamento de pessoas insinceras. Não queremos ser rotulados como “chorões”. Às vezes, nos silenciamos para manter a paz em casa ou no local de trabalho, esquecendo nossa própria agitação interior.

Mas quando chegamos ao ponto de ruptura, não conseguimos mais segurar. Nós explodimos. Atacamos e começamos a descontar nossa raiva em alguém ou em todos. Dizemos coisas como “Eu odeio este mundo. Odeio tudo. Ninguém nunca entende minha luta, ninguém se importa em ver as coisas do meu ponto de vista. Nem sequer tentam reconhecer meus sentimentos”.

Na maioria das vezes, esse tipo de comportamento resulta em brigas e desentendimentos, e nos tornamos alvo de ódio porque não conseguimos nos controlar e não conseguimos manter nossas emoções sob controle. Os relacionamentos se desfazem.

Existe um grupo de pessoas que não costuma atacar e suporta tudo em silêncio. As pessoas as apreciam, mas sua dor passa despercebida. Elas choram em travesseiros e se esforçam muito para colocar uma máscara, para suprimir suas emoções. As emoções negativas se acumulam e começam a apodrecer por dentro, podendo se transformar em algo tóxico.

Pessoalmente, acho que atacar alguém porque o senhor está passando por dificuldades não é saudável para ambas as partes. Os seres humanos nunca devem ser tratados como saco de pancadas uns dos outros, independentemente da situação. Por outro lado, eu até entendo por que eles fazem isso. Porque não têm outra maneira de comunicar seus sentimentos. Porque não têm espaço para expressar seus sentimentos de outra forma.

Não temos coragem de nos esforçar para entender as outras pessoas porque nossas lutas não são ouvidas. É como um paradoxo, um ciclo tóxico do qual precisamos nos livrar.

Hoje, precisamos criar um lugar seguro para comunicar nossos sentimentos de forma saudável. Precisamos de espaço para ouvir as histórias das pessoas sem que nossa mentalidade de julgamento obscureça nossa perspectiva. Precisamos encontrar uma maneira de sair desse distúrbio de comunicação.

About the Author

You may also like these