Dia Internacional da Mulher de 2024: O que os jovens pensam sobre os direitos das meninas em todo o mundo?

Todas as meninas adolescentes têm direitos, mas muitas enfrentam obstáculos para ter acesso a esses direitos. Como os jovens veem sua situação e como promoveriam seus direitos?

De novembro de 2023 a janeiro de 2024, o UNICEF perguntou aos jovens, em uma pesquisa U-Report, sobre os direitos das meninas em seus países e suas opiniões sobre quais ações os líderes globais deveriam priorizar para conseguir mudanças. Essa pesquisa foi criada com a ajuda do Grupo Consultivo Global de Meninas Líderes do UNICEF e, seguindo suas orientações, alcançou jovens de todos os gêneros.

Durante seis semanas, quase 590.000 U-Reporters responderam e compartilharam suas opiniões sobre a situação dos direitos das meninas em seus países e suas prioridades para proteger e promover melhor os direitos das meninas no futuro.

Aqui estão alguns dos principais resultados da pesquisa.

Discriminação contra meninas

  • Quando perguntados se achavam que as meninas eram discriminadas em seu país, quase 60% dos entrevistados disseram que sim.

  • Quando perguntados se acreditavam que, se as meninas vissem algo errado, poderiam denunciar o fato a uma autoridade e ser acreditadas, mais de 40% dos U-Reporters discordaram ou não tinham certeza. Na América Latina e no Caribe e na Europa Oriental e Ásia Central, cerca de 60% dos U-Reporters não concordam ou não têm certeza de que as meninas podem denunciar algo errado a uma autoridade e receber crédito.

Tomando decisões sobre seus corpos

As principais prioridades dos U-Reporters quando se trata de capacitar as meninas a tomar decisões sobre seus corpos são a educação sobre o corpo e a educação dos pais sobre os direitos das meninas. Na África, quase 75% dos U-Reporters na África priorizam a educação sobre o corpo e a educação dos pais sobre os direitos das meninas. Desde a puberdade e a menstruação até o HIV e o casamento infantil, meninas, meninos e pais devem ter acesso a informações precisas para se manterem seguros e bem.

Segurança financeira & empoderamento econômico

As principais prioridades dos U-Reporters com relação às finanças das meninas são aprender a fazer boas escolhas, ganhar dinheiro e dinheiro para a família.As meninas são deixadas para trás na educação financeira, mas essa é uma habilidade essencial. Seja na escola, em centros de treinamento vocacional, em espaços seguros ou por meio de um aplicativo em casa, as meninas merecem ter acesso a informações e habilidades para ter poder sobre seu futuro.

About the Author

You may also like these