Ajudo os jovens a cuidar de sua saúde mental durante a guerra

Meu nome é YarynaTenho 17 anos e venho da região de Ivano-Frankivsk, na Ucrânia.

Há seis meses, meus amigos e eu decidimos abordar um problema que muitas vezes é negligenciado em nossa comunidade: a saúde emocional dos jovens.

Durante a pandemia da COVID-19, eu estava estudando remotamente e notei uma falta de comunicação ao vivo com meus colegas. Com a eclosão de uma guerra em grande escala, os ucranianos enfrentaram um enorme estresse em meio às hostilidades, e eu não fui exceção. Eu me sentia apático, sem saber o que esperar do próximo momento ou como continuar vivendo. O estresse constante causado por vários fatores afetou negativamente meu estado psicológico. Foi então que percebi que não havia ajuda psicológica disponível em nossa pequena comunidade porque eu não sabia a quem recorrer. Muitos adolescentes estavam na mesma situação.

Quando conheci minhas amigas Maria, Anya e Nastya, finalmente entendi que a falta de acesso à ajuda psicológica precisava ser resolvida. Cada uma de nós havia enfrentado problemas semelhantes. Nossas observações confirmaram que meninos e meninas não tinham confiança em suas habilidades, tinham baixa autoestima e tinham medo de se expressar. A falta de comunicação, a ausência de uma visão clara do futuro, o estresse das operações militares, a pressão dos parentes e outros fatores afetaram gravemente o estado mental dos adolescentes.

Nossa equipe

Maria, Anya, Nastia e eu somos quatro meninas ativas, unidas pelo Conselho da Juventude do conselho do vilarejo de Vyhodal, que se preocupam profundamente com o futuro de nossa comunidade e de seu povo. Vyhoda é um pequeno vilarejo na região de Ivano-Frankivska, no oeste da Ucrânia.

Nosso projeto

Nosso projeto tem dois objetivos principais:
1. Facilitar o acesso dos jovens de nossa comunidade à ajuda psicológica.
2. Demonstrar que as iniciativas dos jovens são legais e que vale a pena participar delas.
Reunindo toda a nossa determinação, nos inscrevemos no programa UPSHIFT. Fomos selecionados,
desenvolvemos um conceito para nosso projeto e recebemos financiamento do UNICEF para dar vida à nossa ideia.
Nossa felicidade não tinha limites ao embarcarmos em algo que estava em nossas mentes há
muito tempo.

Criamos o Projeto Dilema e realizou seis eventos para jovens com idades entre 14 e 18 anos. Os três primeiros workshops abordaram diferentes tópicos: Como manter seu estado mental durante a guerra, Inteligência emocional, Comunicação não violenta e Defesa dos limites pessoais.

Para cada workshop, convidamos um psicólogo experiente. Os participantes tiveram a oportunidade de fazer novas amizades, aprender informações valiosas sobre saúde mental, aplicá-las na prática, comunicar-se pessoalmente com os especialistas e compartilhar suas experiências.

O quarto workshop teve como foco o gerenciamento do tempo, uma habilidade crucial para os jovens que estão estudando, se preparando para o vestibular e procurando seu primeiro emprego. O palestrante compartilhou técnicas eficazes de gerenciamento de tempo e realizou exercícios práticos para reforçá-las.

Na quinta sessão, iniciamos um Dia do Livro. Compramos uma coleção de livros sobre psicologia e desenvolvimento pessoal, permitindo que os participantes escolhessem e lessem esses livros gratuitamente. Durante nossa reunião, eles discutiram os livros, promovendo uma melhor comunicação e conexões mais profundas entre eles.

A sessão final foi um workshop de arteterapia conduzido por um profissional qualificado. Essa sessão emocionalmente carregada foi altamente envolvente, e os participantes relutaram com o fim do projeto. Ela lhes proporcionou apoio psicológico gratuito e a oportunidade de fazer novos amigos dos quais sentiam muita falta.

Os participantes têm ferramentas para expressar suas emoções livremente, comunicar-se de forma positiva e defender
seus limites pessoais. Eles aprenderam a gerenciar e priorizar seu tempo e têm
encontraram um círculo social de apoio com o qual podem manter contato após o projeto.

Embora as reuniões do projeto tenham terminado, nossa estante de livros de psicologia continua disponível e aberta a todos. O resultado mais importante é que os participantes agora têm um sistema de apoio confiável, incluindo tanto novos amigos quanto profissionais qualificados que estão sempre prontos para ouvir gratuitamente.

Acreditamos que cumprimos nossa missão. A ajuda psicológica agora está mais acessível aos jovens de nossa comunidade. Eles também estão ansiosos para participar de novos eventos em Vyhoda e para convidar seus amigos.

Cuide de si mesmo e lembre-se de que seu bem-estar é a coisa mais importante.

About the Author

You may also like these